5 dicas para aumentar a iluminação da casa



Quando pensamos em um lar, lembramos logo de uma sala de estar aconchegante, de uma cozinha moderna ou de um quarto confortável. Mas, o que há de comum em todos os cômodos e que faz a real diferença para transmitir as sensações que deseja? Isso mesmo, é a iluminação da casa!

A iluminação dos ambientes é um fator decisivo para causar sensações boas e dar vida ao local. Serve para proteger a visão e até para otimizar o espaço. Pensando nisso, separamos algumas dicas para aumentar a iluminação da casa de forma fácil e barata. Gostou da ideia? Então, continue a leitura!


Qual a importância da boa iluminação da casa?

Pensar em um projeto luminotécnico é imprescindível para um bom resultado. Ou seja, para se ter uma casa gostosa de se morar. Afinal, a luz certa é capaz de transformar totalmente um cômodo, provendo a energia e sensação que você deseja para aquele ambiente. Essa pequena medida torna-o agradável e bonito.

Além disso, a iluminação da casa destaca objetos, diminui o estresse visual, torna o ambiente mais receptivo e multifacetado. Potencializa também atividades e protege a visão, afetando diretamente nossas emoções. Portanto, a iluminação é uma parte essencial com a qual todos deveriam preocupar.

Deu para perceber um pouco da importância da iluminação da casa, não é? E, são várias as opções para garantir um lar muito mais aconchegante e seguro. Isso tudo valoriza a personalidade do ambiente e, claro, a do morador. Afinal, ele precisa sentir-se bem em sua residência, de tal forma que não queira sair de lá.


5 dicas simples e baratas para aumentar a iluminação da casa

Agora você deve estar pensando: “ok, é importante, mas não posso gastar uma fortuna nisso”. Nós sabemos! E, exatamente pensando nisso, separamos 5 maneiras de garantir a perfeita iluminação da casa. De forma fácil, que você mesmo pode providenciar ainda hoje!


1. Substitua as lâmpadas incandescentes

Antes mesmo de abordar coisas a implementar em seu ambiente, que tal só trocar as lâmpadas? Acredite, apesar de simples, faz uma diferença enorme. A melhor opção no mercado atualmente é a lâmpada de LED. Essa dica é ainda mais valiosa para corredores e escadas, que ficarão muito mais iluminados. Consequentemente, ficarão mais seguros, com a potencialização de luz sobre eles.

Como se não fosse suficiente todos os benefícios quanto a harmonia na decoração e sensação de vitalidade, a lâmpada garante a iluminação da casa e ainda economiza o seu dinheiro! Isso porque as lâmpadas de LED são mais econômicas e duram muito mais do que as convencionais.


2. Desobstrua as janelas

Não importa quantas luminárias você tenha, nada vai substituir a boa e velha luz natural. Além de prover calor para o ambiente, eleva a energia e é ótimo contra mofo e umidade. É um fator tão importante que já deve ser analisado na primeira visita ao imóvel, quando ainda estiver escolhendo onde morar.

Mas, se seu apartamento não for favorecido em relação a isso, não se desespere. Reorganizar os móveis do cômodo já faz uma diferença brutal na iluminação da casa. Basta garantir que nenhum móvel grande fique perto da janela, obstruindo a passagem da luz. Dê preferência para os que decoram o ambiente.

Ao deixar a parede da janela o mais minimalista possível você não apenas irá valorizar o espaço. Também economiza energia e tem os efeitos benéficos da luz natural no metabolismo. Como você faz isso? Posicionando os objetos de maior porte, como guarda roupas e armários, na parede oposta à entrada de luz!


3. Aposte em cores claras

Um inimigo direto da luz natural é o tom escuro. Por isso, a iluminação da casa deve ser pensada desde o início e, priorizada na hora de escolher as cores dos cômodos. Quando você escolhe paredes ou itens escuros, a iluminação acaba se dispersando, pois a luz precisa competir com esses tons.

Por isso, aposte em cores claras. Além de aproveitar melhor a luz, vai garantir uma dispersão perfeita e confortável. Assim, fará com que o ambiente pareça maior! Isso não quer dizer que você não pode ter objetos escuros. Lembre-se: a personalidade do morador deve reinar. Mas, saiba dosar e equilibrar com cores mais claras, para que a luz não precise “disputar” com eles.


4. Lâmpadas decorativas

É claro que ambientes com pegada “clean” e minimalista favorecem a dispersão da luminosidade. Mas, você não precisa abrir mão de um ambiente bem decorado para garantir a boa iluminação da casa. A solução é simples: use a luz para decorar! São inúmeros os modelos de luminárias e lâmpadas disponíveis no mercado. Não importa o seu estilo ou a atmosfera que quer criar, há uma lâmpada perfeita para cada cantinho.

Abajures de mesa ou piso são excelentes para proverem um ambiente confortável e iluminado, por exemplo. Assim como lâmpadas com formas dão um toque especial no quarto e, lustres ou iluminação direta destacam aquele objeto especial.

Mas, as lâmpadas decorativas não servem apenas para deixar o ambiente mais bonito. A cor da iluminação da casa também fará uma diferença crucial. Luzes claras, além de iluminar melhor, favorecem a concentração e nos deixam mais atentos. Já cores mais amareladas trazem a sensação de conforto. Lembre-se disso quando for preparar seu cantinho de home office ou leitura!


5. Superfícies refletoras

Você sabia que consegue fazer com que cada cômodo aparente ter o dobro de tamanho apenas aumentando a iluminação da casa? Sim, é verdade! Basta investir em materiais transparentes e superfícies refletoras.

De modo geral, vidros e espelhos aproveitam a iluminação oferecida, ao criar pontos de luz em seu reflexo. Podem ser utilizados em divisórias, portas ou simplesmente em objetos decorativos, como quadros metalizados. Assim, não só garante sensação de maior espaço e luz, mas deixa o ambiente muito mais bonito, prático e moderno. Entretanto, lembre-se de mantê-los limpos! Isso porque, a poeira destrói toda a agradabilidade do lugar.

Como você viu, aumentar a iluminação da casa não é nada difícil ou caro. Definir a atmosfera que seu lar terá, pode ser a diferença entre conforto e abatimento. Afinal, a luz de um hospital é bem marcante, não é? Assim como a de um SPA ou hotel. Quem decidirá a sensação que cada cantinho do seu lar vai passar é você!


Gostou das nossas dicas de iluminação da casa? Então, veja outras dicas em artigos no nosso site para se manter informado sobre todas as novidades e deixar seu lar cada vez melhor!


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco