Sustentabilidade - Dicas Para Construir Bem.

O primeiro passo quando se quer construir uma casa é a seleção do local. O ideal é escolher um local que não sofra com muita exposição aos ventos. No inverno particularmente isso pode se tornar problemático. Encostas e locias arborizados oferecem uma proteção natural contra os ventos. Outro aspecto importante é que o terreno apanhe sol, não seja totalmente encoberto por construções vizinhas como prédios.

O tráfego de automóveis é outro ponto a se observar, afinal você quer dormir em paz á noite. Se a rua for uma principal, com movimento constante de carros, será um problema. Por outro lado, a localização tem que ser favorável, com acesso a transportes públicos e comércio para facilitar o seu dia-a-dia. Se puder ser perto de seu trabalho, melhor ainda.

Antes de Construir Sua Casa

Antes de começar a construir a casa, preste atenção aos seguintes detalhes: a pavimentação exterior deve facilitar a infiltração e drenagem da água, para evitar alagamentos no seu imóvel no caso de fortes chuvas. Evite o uso de pavimentos betuminosos e mantenha áreas verdes para permitir a evapotranspiração do solo. Escolha plantas e árvores que se adequem ao local.Quando desenhar a casa, se possível, faça a fachada maior da casa para o sul. Os cômodos com maior utilização para o sul também. Observe onde bate sombra para posicionar as janelas a sul e a poente. As janelas para o norte devem ser menores. No mais, evite janelões enormes.Garanta uma boa iluminação natural para a sua casa e sempre posicione janelas em paredes opostas para haver boa circulação de ar.

A Construção da Casa

Atualmente existe uma preocupação cada vez mais crescente com a sustentabilidade. Tente utilizar materiais de origem local, como pedras. Outra opção são materiais reciclados, certificados ambientalmente e materiais que possam ser renováveis. Tenha em mente que os materiais que você usará na construção têm um tempo de vida e você terá que substituí-los eventualmente, por isso escolha soluções mais práticas. Se for usar madeira, que seja de origem certificada.Pouca gente pensa em isolamento térmico, mas isso pode ser um aspecto muito importante ainda mais em regiões com invernos mais rigorosos ou verões intensos. Escolha caixilharias e vidros que reduzam a transmissão de calor e frio. O isolamento no chão deve ser feito com materiais mais resistentes à umidade, para evitar que apodreçam facilmente. Evite também tintas no interior da casa que emitam compostos orgânicos voláteis.

Economizando Energia e Água

O primeiro ponto básico é a compra de lâmpadas que consumam menos energia, de preferência as lâmpadas fluorescentes. Interruptores com regulagem de intensidade também são uma boa opção para economia. Atenção também na hora de comprar seus eletrodomésticos, verifique sempre o consumo dos mesmos para comprar o mais econômico.Utilize torneiras que regulem a quantidade do fluxo de água e faça cisternas para aproveitar águas pluviais. Utilize essa reserva de água para regar plantas, lavar carros, limpar a casa, etc.

Enegias Renováveis e Reciclagem

Ainda na onda da sustentabilidade, considere a utilização de energias renováveis na sua casa. Você pode usar painés para coletar energia solar para aquecer a água da casa, para gerar eletricidade e pode ainda utilizar mini-turbinas eólicas para captar o vento e produzir eletricidade.

Esse texto foi originalmente publicado no site http://materialdeconstrucao.net

Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco