Garantia na construção de uma casa, como funciona?


Uma pergunta simples que muitas pessoas podem fazer é se ao construir uma casa é se teremos garantia do serviço executado pela equipe de construtores como engenheiros arquitetos eu também por pedreiros de mestre de obras. Quando foi construída a minha casa nunca pensei a fundo nessa hipótese e não questionei os profissionais que estavam envolvidos na construção da minha casa. Só depois da casa pronta é que percebi que eu havia cometido um erro ignorando esta importante questão e quando fui perguntar para o pedreiro a respeito da garantia, fiquei muito surpreso com a resposta que obtive.

Segundo ele, não havia garantia para o serviço executado uma vez que não era necessário e que tudo que tinha sido feito iria funcionar e portanto não há necessidade de ter garantias nesse caso. Fiquei surpreso e perplexo ao mesmo tempo, pois como pode um serviço de tamanha importância como a construção de uma casa não ter nenhuma garantia para quem contratou um tal serviço? Outro ponto que me deixou bastante preocupado é afirmação de que não há necessidade de garantir uma vez que tudo iria funcionar. Até onde eu sei tudo que o homem faz pode não funcionar e uma casa pode ter muitos problemas por erros na execução do projeto.

E os problemas apareceram…

Não foi preciso de muitos dias morando na casa para perceber que algumas coisas tinham sido feito erradas e que precisaria realmente de um suporte por parte do construtor. Embora eu tenha falado com ele na camaradagem ele falou que resolveria os problemas, mas estou esperando até hoje a boa vontade dele para fazer um “favor para mim”, embora eu tenha feito o pagamento para que ele fizesse serviço bem feito. Isto é um absurdo.

Isso não é regra, mas cuidado

Evidentemente que não funciona assim em todos os casos e também não estou afirmando que todos os pedreiros não dão garantia do que fazem. É possível que tenha outros tipos de pedreiros e mestre de obras que ofereçam garantia pelo serviço executado, mas recomendo fortemente que seja feito um contrato especificando os termos desta garantia a fim de evitar problemas no futuro.

Observação: No caso de engenheiros e arquitetos, como eles são responsáveis pela obra e neste caso a garantia está implícita. Creio que o problema maior está nos detalhes da execução no que diz respeito ao tipo de serviço executado pelo pedreiro ou o mestre de obras, como por exemplo um reboco mal feito, uma torneira vazando, uma janela mal colocada, piso desnivelado, entre outros.

Esse texto foi originalmente publicado no site http://www.casadicas.com.br

Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco