Como escolher portas para a casa.

Ao se construir uma casa ou investir em um projeto de reforma para renovar o imóvel, é preciso ser criterioso também na escolha das portas, afinal, esses elementos precisam unir beleza, funcionalidade, durabilidade e praticidade na manutenção. Por essas e outras é que cada ambiente requer uma decisão bem planejada.​

Conheça os tipos de abertura de porta

Para fazer a melhor escolha, é preciso, antes de qualquer outra coisa, conhecer os tipos de porta disponíveis no mercado. Veja a seguir os principais modelos e evite confusões na hora da compra:

  • De abrir: a porta de abrir é a mais tradicional, aquela que funciona por meio de dobradiças e oferece boa vedação, possibilitando isolamento térmico e acústico.

  • Pivotante: o modelo pivotante funciona de um jeito parecido com a porta tradicional, mas suas ferragens são diferentes. Em vez de dobradiças convencionais, o que temos aqui são pivôs. A estética é interessante, pois a porta gira em torno do próprio eixo, já no quesito vedação deixa a desejar.

  • De correr: as portas de correr são excelentes para otimizar o espaço ou dividir dois ambientes, mas os desempenhos térmico e acústico não são tão bons quanto os da porta de abrir tradicionalmente.

Leve em consideração o tamanho da porta

O tamanho padrão de portas residenciais de entrada varia entre 2 e 2,15 metros de altura por 80 centímetros de largura. Já as portas internas podem ter 70 centímetros de largura, mas se houver cadeirantes entre os moradores, mantenha os 80 centímetros. As portas de 60 centímetros, por sua vez, só são indicadas para armários. Quanto à espessura, o ideal é investir em portas de 3,5 centímetros.

Escolha de acordo com ambiente e finalidade

As portas devem ser escolhidas com base no ambiente onde serão colocadas. Na entrada, por exemplo, o mais indicado é apostar em portas de madeira maciça, que são mais resistentes e seguras. Esse tipo de porta suporta bem a ação de vento, sol e chuva. Além disso, a madeira é um material bem versátil, que combina com diferentes estilos de decoração.

Esse texto foi originalmente publicado no site http://blog.casashow.com.br

Postagens recentes
Arquivos