Tijolo ou bloco, como escolher?



O mercado oferece opções de tijolos e blocos feitos com diferentes matérias-primas e tamanhos. Divididos em duas categorias – estruturais ou de vedação –, eles são, em grande parte, responsáveis pela qualidade da construção e pelos gastos gerados na obra. Por isso, para fazer a escolha certa, o melhor é seguir o conselho de arquitetos e engenheiros: antes de decidir, avalie a relação custo-benefício. De um lado da balança coloque o preço e o rendimento do material. Do outro, sua qualidade.

Calcule o preço final do metro quadrado

Esta é outra dica importante. O custo do metro quadrado de alvenaria acabada deve orientar a escolha. Embora o preço do milheiro de um produto possa custar mais do que outro, você deve ficar atento ao rendimento: mil blocos custam mais do que mil tijolos comuns, mas, em compensação, eles rendem mais.

Além disso, os produtos que têm precisão dimensional levam menos tempo para serem assentados e ainda economizam reboco. Já um tijolo mais barato, por exemplo, pode apresentar variações de medidas que acabam resultando em gastos com correções de prumo e mão-de-obra. Portanto, pense bem antes de escolher e lembre-se: quanto melhor a qualidade do material, menor o desperdício

Tijolo comum

Tijolo comum

a) Proporciona conforto térmico e acústico para a casa. Por outro lado, é necessário um grande número de tijolos para se construir um metro quadrado de parede.

b) Nesse caso, os gastos com argamassa e mão de obra são maiores. Outra característica desse tipo de material são as imperfeições dimensionais das peças.

Tijolo Baiano

Tijolo Baiano

a) Por não suportar cargas estruturais, só pode ser usado como vedação. É o tipo de tijolo mais barato do mercado, mas tem altos índices de quebras e produz entulho no canteiro de obras.


b) Assim como o tijolo comum, o tijolo baiano também não tem precisão dimensional. Ou seja, requer mais gastos com material de reboco e mão de obra, principalmente na etapa de nivelamento das paredes. Mas, se comparado ao tijolo comum e ao bloco de concreto, tem desempenho térmico superior.

Bloco de Concreto

a) Se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais, porque a mão de obra executa a alvenaria mais rapidamente.


b) É o mais resistente de todos e o desperdício causado pelas quebras do material é muito inferior ao gerado pelo tijolo baiano.


c) Além disso, é preciso menos argamassa de assentamento e camadas mais finas de reboco, principalmente nas paredes internas


d) Entre todos é o que oferece menor conforto térmico.

Fonte: http://www.sitengenharia.com.br/alvenaria.htm

Postagens recentes
Arquivos