Pressa, inexperiência e orçamento, os inimigos da construção de uma casa

Em tudo que fazemos na vida sempre iremos encontrar alguns fatores que são contrários à aquilo que estamos fazendo e no caso da construção de uma casa não é diferente, pois existem vários fatores que podem ajudar e outros que acaba dificultando o processo de construção. Como terminei construir recentemente a minha casa, observando os erros e acertos que tive no projeto chego à conclusão de que os três inimigos que tive durante o processo foram o seguinte: pressa, experiência e orçamento apertado.

Pressa

a pressa é inimiga da perfeição e para construir uma casa esta é uma verdade bastante absoluta. Como tinha um pouco de pressa é possível que eu tenha ignorado alguns detalhes importantes, como a observação de outras obras como referência do que eu poderia fazer, ter mais tempo para conversar com o arquiteto e engenheiro e até mesmo o pedreiro para ouvir um pouco deles sobre aquilo que ficaria bom eu não ficaria minha casa, entre vários outros fatores que a pressa acabou atropelando. Inexperiência O segundo fator que acredito que foi o inimigo terrível na construção da minha casa foi a experiência que eu tinha em construção civil, afinal esta foi a primeira casa que fiz na vida e acredito que cometi muitos erros que poderiam ser facilmente evitados se eu tivesse um mínimo de experiência. Aliado ao fator anterior, a pressa, a inexperiência contribui bastante para que você deixe de considerar pequenos detalhes que acabam fazendo muita diferença depois.

Orçamento apertado Como não bastassem os dois itens anteriormente já citados, eu ainda sofre muito com o inimigo chamado orçamento apertado. Este talvez tenha sido o mais cruel de todos e me colocava constantemente em uma situação de pressão entre cumprir as tarefas que eu precisava e não estourar pequeno orçamento que eu tinha. Então imagine uma pessoa com pressa sem experiência e com o orçamento apertado? Quando olho para minha casa hoje acredito que o resultado foi melhor do que poderia ser, embora esteja muito longe do ideal. Esses três inimigos atrapalharam muito e hoje acredito que se fosse construir novamente eu trabalharia seriamente para minimizar os efeitos que cada um deles costuma causar.​

1. Localização

A menos que o plano seja morar em um trailer ou ônibus, dificilmente será possível mudar a localização. Então ao escolher o terreno em que será feita a casa preste atenção em itens como:

  • Distancia trabalho/ faculdade / creche e casa.

  • Qualidade do terreno ou necessidade de aterramento

  • Vizinhança / segurança do bairro

  • Conveniências como: supermercado, creche, farmácias, academias, shoppings, etc...

2. Escolha da empreiteira, engenheiro e/ ou arquiteto

É necessário cuidado ao escolher a empreiteira, engenheiro e /ou arquiteto. Tenha certeza que eles são confiáveis e tem experiência no que estão fazendo, preste atenção em:

  • Projeto arquitetônico, com medidas.

  • Padrão da construção.

  • Lista de materiais e marcas utilizadas.

  • Fundação e espessura das paredes.

  • Estrutura dos telhados telhados

  • Planta hidráulica, elétrica e de esgoto.

  • Calhas e vedação das pedras de fundação para evitar infiltrações.

3. Qualidade dos materiais utilizados

Se for para escolher entre acabamento X, Y, Z ou a qualidade dos materiais destinados a parte elétrica, hidráulica de esgoto, materiais de fundação e pedras de alicerce, colunas e paredes, não economize na base da construção para investir em acabamentos mais sofisticados, este pode ser um erro terrível e difícil de concertar. Nunca sacrifique a qualidade da construção por acabamentos eles podem ser melhorados depois de pronta a casa, já o esqueleto da casa dificilmente poderá.

5 Dicas para construir uma casa

  1. Não tenha ansiedade, tenha cautela e planeje-se. já que se trata de um investimento geralmente alto.

  2. Se for construir a primeira casa, informe-se com alguém que já construiu, ou com algum amigo que trabalhe com isto.

  3. Reveja seu orçamento: o que é realmente preciso, o que você pode pagar e quais as opções possíveis. Lembre-se que em uma situação ideal, não existem limitações, no entanto, construir uma casa é uma situação bem real.

  4. Aposte no planejamento antecipado de todos os itens, calcule os riscos esteja preparado para eventuais problemas ou eventos inesperados, deixe um espaço no orçamento para eles.

  5. Fique atento as questões com legislação ambiental e de construção. Não esqueça de por no orçamento os custos com alvarás e impostos.

Esse texto foi originalmente publicado no site http://www.forumdaconstrucao.com.br

Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco