5 fatores que influenciam na compra de um imóvel




Uma manhã chuvosa, bolo recém-saído do forno e o cheiro de café espalhado pela casa. Para o dia, apenas um compromisso: curtir muito todos que ama. Sem preocupações sobre o trabalho ou aluguel, afinal, aquele teto é só seu... Parece um dia bom, não é?

Ter um lar para chamar de seu, é o sonho de muita gente. Apesar de algumas pessoas não considerarem a compra de um imóvel um investimento viável, não há nada que dê mais segurança. Principalmente, quando os anos passam e surge o desejo de se firmar em um lugar e, quem sabe, começar uma família.

Talvez você pense que isso não passa de um sonho distante e impossível. Entretanto, as condições nunca estiveram melhores para a compra de um imóvel. É um investimento ótimo, até para quem deseja viajar muito ainda.

As opções são muitas: alugar, revender, abrir um negócio... e o que mais conseguir imaginar. Seja como for, o mercado imobiliário movimenta bilhões de reais todos os anos. Mas, para ter parte dessa bolada na sua conta bancária, a compra de um imóvel precisa se mostrar um bom negócio.

Quer saber como fazer isso? Para que você não perca dinheiro, separamos 7 fatores fundamentais na compra de um imóvel. Então, se você quer ter a certeza de fazer um bom negócio, continue a leitura!


O que avaliar na hora de comprar um imóvel?

Decidiu se libertar do aluguel? Então, o primeiro passo já foi dado. Para tornar esse sonho em realidade, agora você só precisa fazer um bom negócio na compra de um imóvel! Para isso, siga os passos abaixo como uma ‘checklist’, na hora de visitar os locais:


1. Segurança

A segurança é o fator mais importante na compra de um imóvel. Principalmente em grandes cidades, onde a taxa de criminalidade sobe alarmantemente. Os imóveis mais buscados são apartamentos ou condomínios fechados, devido à proteção oferecida.

Contudo, também é possível sentir-se tranquilo e seguro em casas. Desde que elas ofereçam uma boa estrutura de segurança, como câmeras, portão automático com rápida abertura, porteiro e sistema de alarme. A segurança é tão importante que costuma significar, sozinha, 15% do imóvel.


2. Localização

Localização é um dos primeiros fatores considerados na compra de um imóvel. É responsável por grandes flutuações de valores. Por exemplo, uma quitinete em uma área nobre pode ser o mesmo preço de uma casa em uma localização menos vantagens.

É importante que na região haja farmácia, supermercado e seja de fácil acesso ao transporte público. Para preservar sua tranquilidade, verifique o índice de violência, trânsito e poluição sonora. Lembre-se: a compra de um imóvel não depende apenas do imóvel!

Também é importante avaliar o potencial de valorização e posição da casa em relação ao sol. Dê uma volta pela vizinhança em horários alternados, preste atenção aos barulhos, tráfego e converse com moradores da região. Estamos falando do seu lar, então, todo cuidado é pouco na compra de um imóvel.



3. Estrutura

Na compra de um imóvel, avaliar cuidadosamente a estrutura é essencial para não ganhar problemas e dores de cabeça de brinde. Verifique a qualidade dos materiais hidráulicos, do piso, do acabamento, possíveis rachaduras ou infiltrações.


Isso é fundamental, porque problemas na estrutura podem significar reformas e gastos inesperados. Caso prefira, consiga a ajuda de um profissional para avaliar a fundo. Outros detalhes importantes para se avaliar na compra de um imóvel são:

  • número de vagas de garagem;

  • qualidade da área de lazer;

  • distribuição dos cômodos;

  • idade do imóvel.

4. Documentação

Encontrou um imóvel em um bairro ótimo, supertranquilo e seguro, parece que cada detalhe foi feito pensando em você e sua família. O acabamento é impecável e exala a sua personalidade, e o melhor: cabe no seu bolso! Mas na hora de fechar o contrato... Descobre que não pode comprar.

É isso o que acontece quando deixamos de considerar a documentação na compra de um imóvel. Se o local não estiver com todos os documentos em dia, ou o proprietário não estiver apto a vender, todo seu trabalho de avaliação vai por água abaixo.

Por isso, pergunte sobre os documentos necessários já na primeira visita ao local. Caso queira ter um cuidado a mais, vá até o cartório de registro de imóveis da cidade e peça a matrícula do imóvel. Com esse documento você terá todo o histórico dele.


5. Formas de Pagamento

O último fator também é muito importante. O imóvel pode ser maravilhoso, ter tudo o que sempre imaginou, mas de nada valerá se não estiver de acordo com o seu orçamento. Para facilitar a compra de um imóvel, vendedores normalmente estão dispostos a negociarem as condições de pagamento.

Valores de entrada permitem uma flexibilidade no parcelamento, e até mesmo descontos. Então vá disposto a negociar. É importante frisar que com a queda da taxa SELIC, nunca houve um momento melhor para fazer um financiamento.


Como você viu, não é difícil tomar uma boa decisão na compra de um imóvel. Mas requer atenção e paciência para verificar todos os pontos necessários. Por isso, não tenha medo de fazer o máximo de perguntas durante as visitas e passear pelo bairro!

Tomando todas essas precauções, você saberá que está fazendo um investimento seguro. E não tenha pressa. Se não encontrar um lugar que atenda a todos os fatores, continue a busca. Na compra de um imóvel, é o local que deve se adaptar às necessidades da sua família, e não o contrário.

E você, o que mais considera na compra de um imóvel? Conte-nos aqui embaixo, porque sua dica pode ajudar muitas outras pessoas!

Postagens recentes
Arquivos