Como lucrar ao comprar um terreno



Comprar um terreno para construir a casa que tanto sonhou, é um ótimo negócio! Pode significar até 30% de economia para o seu bolso. E, as opções podem ir além disso. Comprar um terreno pode se tornar um investimento muito rentável e até mesmo, sua fonte de renda.

Lucrar ao comprar um terreno é mais simples do que parece! É mais seguro e rentável do que opções tradicionais de investimento, como a poupança. Já é um mercado consolidado e que movimenta bilhões de reais anualmente no Brasil. Interessou-se pelo assunto? Aqui você vai saber como iniciar e ter sucesso nesse ramo!


Por que comprar um terreno é um bom negócio?

O primeiro fator que torna comprar um terreno um bom investimento, é a segurança desse ativo. Não importa quanto tempo se passe, a terra continua valorizando. Isso é ótimo, pois enquanto espera a melhor oportunidade para fazer um negócio, você não perde dinheiro.

Mesmo durante grandes crises econômicas, você vai ter a tranquilidade de saber que seu patrimônio está seguro. Isso porque a possibilidade de desvalorização é baixa, devido a dois fatores principais: o Brasil não é abalado com grandes fenômenos naturais e a tendência das cidades é se desenvolver. Com isso, sua terra é valorizada a longo prazo. O único custo que vai ter depois de comprar um terreno, se não quiser construir imediatamente, é com o IPTU.

Outra característica bastante atraente desse investimento é seu custo/benefício. Não é necessário um montante elevado para comprar um terreno. Principalmente, se compararmos com a aquisição de imóveis prontos ou com uma quantidade considerável de ações na bolsa de valores, por exemplo. O maior gasto é com a construção, que é proporcional ao desenvolvimento da obra.


Como lucrar ao comprar um terreno?

Ao finalizar o negócio, não pense que você está adquirindo um pedaço de terra. É muito mais do que isso. Está comprando um papel em branco. O lugar que será a base para qualquer coisa que puder imaginar. Esse é o principal benefício em se comprar um terreno: a flexibilidade.

Diferente do que você obtém em qualquer outro tipo de investimento, ao comprar um terreno suas opções são quase infinitas. Pode construir a casa que tanto sonhou e que sua família mais do que merece. Pode também fazer um prédio residencial que será sua fonte de renda. Imóveis comerciais também garantem alto lucro com o aluguel mensal. E, claro, você pode optar por simplesmente não fazer nada.

Percebeu que as possibilidades só são limitadas por sua imaginação? Entretanto, como todo investimento, comprar um terreno, com o intuito de lucrar, requer conhecimento no ramo. Pensando nisso, pontuamos as formas mais indicadas para garantir um bom negócio e fazer muito dinheiro.


1. Revenda

Por ser essa folha em branco, repleta de oportunidades, esperando para serem tiradas do solo, vender o local vazio costuma ser muito mais fácil do que comercializar com uma estrutura já definida. Como você ganha nisso? Simplesmente, ao comprar um terreno e encontrar alguém disposto a pagar mais do que você pagou.

Como na grande parte dos investimentos, aqui também, o tempo será seu grande aliado. Por um motivo simples: quanto mais a região ao entorno se desenvolve, mais seu lote se valoriza e seu patrimônio cresce. Na hora de comprar um terreno, reserve um tempo para estudar a localização e o Plano Diretor de sua cidade, assim vai ter como prever o crescimento.

Apesar de dar mais trabalho, você também tem a opção de comprar um terreno e construir, para só depois revender. Isso porque o valor agregado ao imóvel cresce automaticamente ao contar com uma construção. Esse é um modo muito mais rápido de valorizar seu patrimônio do que, simplesmente, esperar pelo desenvolvimento da região.


2. Aluguel

Vamos considerar que ao comprar um terreno você optou por construir. Como falamos, é um modo mais rápido de valorizar o local e pode até mesmo gerar uma renda constante! Oportunidade que pode ser mais atraente do que simplesmente ter um lucro único ao revender a terra.

Pode ser uma casa, um prédio ou um imóvel comercial. Não importa o que seja. Ao comprar um terreno, você tem em mão várias possibilidades e, só depende de você, escolher em qual apostar. O importante é que tenha um plano definido antes de começar qualquer etapa. Assim, não precisará desfazer ou arcar com algo que no final se mostrará desnecessário.

Uma dica para quem vai comprar um terreno com o objetivo de alugar, é investir em formas sustentáveis. Seu imóvel será muito mais atraente se contar com energia solar ou reaproveitamento de água, por exemplo. Estratégias que economizarão e muito nas contas de água e luz dos seus inquilinos.


3. Permuta

Outra forma de lucrar ao comprar um terreno é fechando permutas. Isto é, trocar a sua terra por outros bens. Equivale a um processo de compra e venda tradicional, só que não terá o dinheiro como intermediador. Dentre as três opções levantadas aqui, a permuta é a opção menos divulgada.

Porém, é um investimento extremamente interessante e que pode ser feito até mesmo entre pessoas físicas e jurídicas. Pode até ter serviços como pagamento. É válido pontuar que, ao escolher comprar um terreno que será utilizado para esse fim, você precisa ter muito mais cuidado com a transação.

Já que não conta com o meio de pagamento usual, é recomendado procurar um bom advogado. Esse profissional vai assessorar quanto à definição dos valores e melhores formas de entrar em acordo com a outra parte. Além disso, ele é essencial para a realização de uma escritura pública, documento que oficializa a transação.

Como você pode ver, além de ser possível, comprar um terreno e lucrar não é nenhum bicho de sete cabeças. Contudo, é importante salientar que o ganho nesse ramo é proporcional ao seu esforço. Para lidar com lotes é imprescindível ter conhecimento sobre o mercado e boa capacidade analítica. Por isso, não deixe de se manter atualizado e estude melhores formas para desenvolver sua estratégia cada vez mais!


Gostou do assunto sobre comprar um terreno? Então, leia os outros artigos do nosso blog, para ficar por dentro de todas as novidades desse ramo tão lucrativo!


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco