Como organizar sua casa para o Home Office



Dentre as diversas mudanças que o COVID-19 trouxe, o home office se tornou realidade de grande parte da população. Dessa forma, fez o ser humano reformular totalmente a sua rotina. E, tomemos aqui como “home office” não apenas o trabalhar em casa, mas também estudar. Prática que já era comum para muitos, como estudantes para concursos ou graduação à distância, mas que virou uma necessidade.

Você é uma dessas pessoas que viu sua rotina ruir? Vai adorar as dicas que preparamos para ter um melhor desempenho no home office, independente da atividade que exerça. Então, se quer melhorar sua qualidade de vida, sugiro que continue a leitura!

Quais as vantagens do Home Office?

Graças ao avanço da tecnologia, trabalhar de onde quiser não é mais um sonho. E, com a necessidade gerada pela pandemia do Coronavírus, se tornou o “novo normal” para grande parcela da população. Apesar de ainda não ser muito popular, o home office já era sonhado e exercido por muitos. Isso, devido às várias vantagens que ele possui.

O principal benefício do home office, com certeza, é a liberdade geográfica que permite. Afinal, bastam suas ferramentas de trabalho e entregar seus projetos dentro do prazo para que tudo ocorra bem. Não importa onde estiver! Além disso, a rotina cotidiana também garante várias vantagens. Por exemplo, não desperdiçar tempo no deslocamento até o trabalho e a flexibilidade em suas atividades. Normalmente é você quem dita seus horários!

Os perigos do Home Office

Com certeza a liberdade proporcionada pelo home office é muito atraente. Mas, com ela vêm atrelados os riscos desse modelo. Afinal, já que é você quem dita seus horários, não há ninguém lhe cobrando. Com isso sempre corre o risco de “deixar para depois”, caindo em um ciclo de procrastinação angustiante e sem fim.

Mas, a principal dificuldade do home office é equilibrar a vida pessoal com a profissional. Já que você está em casa, seus familiares podem não entender que está trabalhando e acabar interrompendo suas atividades. Outra distração bastante comum são as redes sociais ou uma tarefa de casa que acaba tomando todo seu dia.

Também pode ocorrer o contrário: a pessoa passa o dia inteiro atrelado às suas obrigações de trabalho, completamente atarefado. Ainda assim, chega ao final do dia e não consegue ver o fruto de seu esforço, instalando-se uma sensação de improdutividade. Isso desequilibra totalmente as outras áreas de sua vida, como família e saúde e diminui drasticamente sua qualidade de vida.

5 dicas para organizar seu Home Office e garantir alta produtividade

Percebeu que são inúmeras as variáveis que podem afetar o seu desempenho em casa, não é? Mas, com dicas simples, você pode adotar esse modelo em sua vida e aproveitar uma liberdade que nunca imaginou ser possível. Para isso, separamos 5 dicas simples para organizar seu home office, garantindo mais foco, produtividade e, claro, deixando-o mais bonito!


1. Estabeleça um espaço

A primeira dica é a mais simples, e também a que a maioria das pessoas falham. O home office permite que você tenha a liberdade para trabalhar onde quiser. Mas, infelizmente, muitos confundem isso com trabalhar na cama, sofá ou na mesa de café. Não se arrumam e ficam o dia todo de pijama.

Para garantir maior foco e concentração, é fundamental que seu cérebro entenda que precisa focar e produzir. Então, separe um cantinho para que seja seu “escritório em casa”. Não precisa ser um cômodo só seu, uma mesa e uma cadeira confortável já são suficientes. Priorize um local com a menor interferência possível.

Para garantir ainda maior privacidade, é fundamental uma conversa franca com as pessoas que dividem a casa com você. Explique que aquele é seu local de trabalho e que durante aquele período você não poderá ser incomodado. No home office acontece tudo igual a quando trabalhava fora.


2. Organize-se

De nada adianta ter um ambiente próprio para o trabalho ou estudo, se o local provoca distração ou você não encontra nada do que precisa. Organização é a chave do home office e isso não precisa ser chato ou trabalhoso. Lembre- um canto aconchegante faz com que seja mais produtivo e motivado.

Por isso, aposte em objetos de organização. Por exemplo: cestos, gavetas, organizadores e porta trecos. Eles são ótimos para garantir que tudo o que você precisa está à mão e no lugar devido. Essa medida economiza espaço e garante a organização. Acredite, apesar de simples, essa dica pode poupar muito do seu tempo e energia!


3. Garanta um ambiente limpo e iluminado

Uma das grandes dificuldades do home office pode ser o excesso de cobrança que leva a danos na saúde mental. Apesar de parecer sem importância, limpar e manter limpo seu local de trabalho ajuda a clarear a mente e a focar. Afinal, seu ambiente está confortável e congruente com uma rotina produtiva.

E, você sabia que a iluminação também influencia diretamente em seu desempenho? Isso mesmo! Uma luz clara garante maior foco e concentração por nos deixar mais atentos. Assim como uma luz mais amarelada oferece uma sensação de aconchego. Então, se for trabalhar em um local mal iluminado, aposte em lâmpadas LED.

Entretanto, saiba que nada supera a luz natural. O mais recomendado é posicionar sua mesa de trabalho perto de uma janela. Assim, você garante todos os benefícios do sol, além de maior conforto. Se da janela você tiver uma vista bonita, acabou! Sua produtividade vai aumentar significativamente.


4. Invista em conforto

Não é porque é seu “local de trabalho” que precisa ser desconfortável, certo? Lembre-se que independentemente do local que tenha para trabalhar, você sempre deve priorizar seu bem estar. Então, atente-se à postura e desconfortos musculares. Uma dor que agora pode ser leve, se não cuidada pode impedir que trabalhe e cumpra com suas obrigações da melhor maneira possível.

Muitas vezes é no local em que você decidiu fixar seu home office que passa a maior parte do seu dia. Então, não economize no seu conforto a curto e longo prazo. Uma cadeira confortável e objetos com design ergonômico são investimentos essenciais e que melhorarão diretamente seu desempenho.


5. Defina o horário de trabalho

Assim como se estivesse trabalhando em um escritório tradicional, é imprescindível que você estabeleça uma jornada de trabalho. Um horário para começar, terminar de trabalhar, bem como o de almoço. Faça-a de forma focada e objetiva, cumprindo-o de forma inflexível.

Isso é fundamental para conseguir separar a vida profissional da vida pessoal. Esse é um dos principais perigos do home office. Já que o ambiente de lazer se mistura com o de trabalho. Por isso, foque-se também no descanso. Afinal, descansar também é ser produtivo!

Da forma destacada acima, o home office possui seus prós e contras. Mas, não deve ser considerado um pesadelo ou impedimento para que desempenhe seu melhor trabalho. Pelo contrário, tendo os cuidados devidos, pode ser uma mudança de vida muito positiva. Basta se acostumar!

E, então, as dicas foram úteis para você? O que está fazendo para lidar com o home office? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência conosco!


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco