Comprar ou alugar um imóvel: descubra o mais vantajoso para você



Saindo da casa dos pais, concluindo a faculdade, naquela cidade nova ou recém-casado, não importa o motivo. Ao procurar um novo lugar para morar, sempre surge aquela dúvida terrível. É melhor comprar ou alugar um imóvel? Adquirir um local muitas vezes é uma decisão unicamente emocional. Muitas vezes, motivada pelo senso de obrigação de quem cresceu escutando sobre o "sonho da casa própria."

Entretanto, cada opção tem suas vantagens e desvantagens. E, cada pessoa a quem você perguntar terá uma opinião. Mas, a realidade é que precisa definir qual é a melhor escolha para sua vida. Ninguém pode saber isso melhor do que você mesmo. Afinal, depende dos seus objetivos, da sua personalidade e das suas preferências.

Por isso, elencamos aqui as questões que devem ser levadas em consideração para tomar a decisão de comprar ou alugar um imóvel. Confira!

Quais são as vantagens e desvantagens da casa própria?

Comprar uma casa é uma das decisões mais importantes que você tomará na vida. Afinal, é uma responsabilidade que virá com um alto custo. Por isso, não pode ser baseada no puro sentimento de segurança que a acompanha. Então, leve em consideração esses pontos antes de se decidir:

  • Segurança

A principal vantagem de comprar um imóvel, sem dúvidas, é a segurança que isso proporciona. Já que ele é seu, acaba com preocupações como a de ter que devolvê-lo para o proprietário, quando o contrato vencer. Além disso, fica livre para fazer planejamento a longo prazo, pois aquele imóvel é uma certeza em sua vida.

Além dessa estabilidade, acabam aquelas dores de cabeça chatas de quando está pagando o aluguel. Por exemplo, não poder furar a parede ou reformar a cozinha, porque o dono pode não gostar. Ao comprar o imóvel, quem toma essas decisões é você e, o único limite é a sua imaginação.

  • Valorização

Com possibilidades de reformas e melhorias, o imóvel pode valorizar. Não só pelo seu próprio investimento. Se a região desenvolver vai tornar seu imóvel mais valorizado. Assim, em uma possível venda ou mesmo locação, consegue lucrar. Por isso, vários investidores apostam na valorização imobiliária.

  • Alto investimento

Outra grande vantagem da compra é, justamente, não ter que pagar aluguel todo mês. Mas, isso pode ser também uma desvantagem. O investimento é alto para ter um imóvel para chamá-lo de seu. Se você tiver o montante necessário para investir de uma única vez, ótimo. Só que essa não é a realidade da maioria da população. Geralmente, é necessário dar um valor de entrada generoso e arcar com muitas parcelas restantes. Por isso, essa decisão exige certa estabilidade financeira e um bom planejamento de longo prazo.

  • Dificuldade de deslocamento

A segurança de se ter um imóvel é muito boa, mas existe uma desvantagem. E se precisar se mudar? Para várias gerações, a casa própria foi um sonho. Mas, pode se tornar um peso com necessidade de uma mudança. Além do sentimento de perder algo que é seu e de sua família.

Por isso, se surgirem oportunidades para se mudar, ter um imóvel dificultará o processo. Observe que disse “dificultará”, e não “impedirá”. Você sempre terá a opção de revender ou alugar o local. Mas, isso envolve um planejamento e uma dor de cabeça muito maior do que se, simplesmente, tivesse escolhido alugar um imóvel.


Quais são os pró e contras de alugar um imóvel?

Da forma mencionada acima, a mentalidade das gerações mais novas mudou muito. Assim como o sonho dos jovens não é mais ter um carro também não é comprar uma casa. Muitos preferem alugar um imóvel, andar de transporte público e viajar. Diante disso, separamos alguns temas sobre o aluguel para você analisar o seu caso.


1. Liberdade

Primeiro, temos que falar que locar tem uma facilidade maior do que comprar. Por mais que o processo possa ser burocrático, jamais será acima que o de aquisição. Então, se você quer algo rápido, alugar um imóvel já tem essa vantagem.

Agora, vamos abordar o que, provavelmente, é a principal vantagem dessa opção: a liberdade. Caso queira se mudar, se surgir uma oportunidade melhor ou simplesmente não quiser mais ficar ali, nada vai te prendê-lo! Não existe aquela preocupação que teria se o imóvel fosse seu: de precisar pensar em alugá-lo ou vendê-lo. No aluguel, a maior dor de cabeça que pode ter é arcar com a multa por quebra de contrato. Mas, acabando esse prazo, você está livre para ir para onde preferir.


2. Menor gasto

Além de ser um compromisso curto, a outra vantagem que você tem ao alugar um imóvel é a liberdade financeira. Não é necessário um investimento alto, no máximo é pedido uma garantia. Mas, nada comparado ao que gastaria comprando um apartamento. Outro ponto, é a economia que vai ter é com possíveis reformas ou consertos motivados por problemas estruturais. Estes gastos são responsabilidades do proprietário.


3. Reajustes

Um inconveniente em alugar um imóvel são os reajustes anuais do contrato. Você sempre vai depender do proprietário nesses casos. Porém, segundo as estatísticas, o valor do aluguel subiu menos que o preço dos imóveis nos últimos anos. E, pode tentar negociar em situações de reequilíbrios abusivos, ou simplesmente procurar outro local.


4. Insegurança

Apesar de estar protegido pelo contrato, ao alugar um imóvel você não terá a segurança de quanto tempo ficará naquele local. O proprietário pode decidir não renovar a locação ou simplesmente pedir o imóvel em alguma urgência pessoal. Entretanto, conforme o contrato de locação, ele deve comunicar com antecedência.


O que devo avaliar para escolher comprar ou alugar um imóvel?

Agora já conhece as vantagens e desvantagens de cada opção. Mas, afinal, como decidir? Para isso, também precisa considerar a sua personalidade, planos a longo prazo e estabilidade financeira. Pese os prós e os contra, só assim saberá qual a melhor opção para você.

Pensando no lado financeiro da questão, uma conta poderá ajudá-lo: divida o preço do aluguel pelo valor de compra do imóvel, e então multiplique por 100. Assim, por exemplo, se a locação custar R$2 mil e para comprar for R$ 500 mil, você terá 0,4% do valor como Taxa de Aluguel.

Se encontrar opções de investimento com rendimento melhor que 0,4% ao mês, compensa alugar um imóvel e investir o capital. Isso, quando já possui uma reserva financeira para adquirir o apartamento. Agora, se precisar recorrer ao financiamento, compare o resultado obtido com o CET (Custo Efetivo Total) do banco de sua escolha. Se a taxa de aluguel for maior, é preferível comprar.

Como pode perceber, a conta é bem simples, certo? Mas, entendemos que a escolha de comprar ou alugar um imóvel continua sendo complicada. Caso queira comprar um terreno e construir a sua casa própria ou construir para locação, temos um time de especialistas preparados para dar-lhe todo o suporte que precisa nesse caminho e sanar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco!


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco