5 fatores que você precisa conhecer antes de comprar um terreno



A casa própria é o sonho de 61% dos brasileiros, segundo estatísticas do IBGE em 2019. Mas, melhor do que ser o dono de uma casa, é ter aquele lar que sempre sonhou. E com todos os detalhes, do seu jeito. Afinal, é onde vai morar e passar os melhores momentos com sua família e entes queridos. O local no qual seus filhos vão crescer e onde seus netos o visitarão.

Isso só é possível comprando um terreno! Nele, você vai poder desenhar e planejar todos os detalhes da sua casa. Terrenos são bens baratos e seguros, sendo fáceis de manter, mesmo durante crises econômicas. Mas, para fazer um bom negócio, é necessário conhecer alguns termos antes. Confira abaixo!

Comprar um terreno?

Antes de tudo, precisamos esclarecer que comprar um terreno não é um bom negócio apenas para quem deseja construir a casa dos seus sonhos. De fato, o setor imobiliário movimenta bilhões de reais ao ano e atrai cada vez mais investidores. São muitas as opções de investimento que o proprietário possui:

  • construir para morar;

  • contar com a valorização da terra;

  • construir e revender;

  • construir e alugar

  • simplesmente revender o lote.

As opções são muitas e o lucro continua sendo considerável há décadas. Mas, são necessários conhecimentos específicos para garantir um bom investimento. Pensando nisso, separamos os cinco principais fatores, que você precisa analisar, antes de comprar o local que será a base de seus projetos:

  1. Lote

Pode parecer comum e até banal, mas você sabe a diferença entre um terreno e um lote? Apesar de serem empregados dessa forma, esses termos não são sinônimos, e se quiser comprar um terreno precisa saber disso! Basicamente, o terreno é uma porção de terra que pode ser dividida em diversos lotes.

Para a legislação, o lote é o terreno que conta com uma infraestrutura básica e que segue as normas da cidade. Pode ser mais fácil de visualizar se você pensar em um condomínio residencial.

Na hora de comprar um terreno (ou lote, que é menor e mais acessível) é essencial que você analise com cuidado a documentação do local. É ela que vai alertá-lo para qualquer irregularidade. Por exemplo, se é uma área de proteção ambiental ou próxima de mananciais.

E, que documentos são esses? O primeiro deve ser a Certidão de propriedade do imóvel, fornecida pelo próprio vendedor. É com ela que vai conseguir levantar todo o histórico do terreno. Agora, se você estiver negociando com uma empresa, exija a Certidão Negativa de Débitos. Assim, vai descobrir se aquele local já foi vendido, arrendado ou hipotecado, evitando uma grande dor de cabeça no futuro.

Depois disso, vá ao Cartório de Registro de Imóveis para verificar se há a aprovação da Prefeitura no registro. Ou seja, se o proprietário que consta na certidão de propriedade e negativa de ônus e alienação é o mesmo que está te vendendo. Uma boa opção para quem decide comprar um terreno, é contar com a ajuda de um corretor de imóveis, que fará todas as análises necessárias para você.



2. Zoneamento

Agora, já sabe que aquele espaço está devidamente registrado e sem nenhum impedimento para construção. Então, o próximo passo é ir até o órgão responsável pela habitação e urbanismo da sua cidade. Nesse local, você vai fazer uma Consulta Prévia para Construção, a fim de verificar as leis de zoneamento da cidade.

O zoneamento é a divisão da cidade em áreas e possui normas de construção definidas de acordo com a região, bairro e rua. Por exemplo, o número de andares permitidos e o tipo de construção (residencial, comercial ou mista). Agora, se você for comprar um terreno dentro de um condomínio fechado, essas especificações devem ser verificadas com os administradores.


3. Recuo obrigatório

Outro cuidado muito importante na hora de comprar um terreno, é analisar a Lei de Uso e Ocupação de Solo da sua cidade. Essa normativa faz parte dos parâmetros do zoneamento e define recursos obrigatórios. Ou seja, recuos usados para manter uma distância mínima entre os vizinhos, para a calçada e esquina.

Assim, se você não considerar essas subtrações na hora de comprar um terreno, vai ter uma surpresa nada agradável na hora de construir. Isso vai tornar sua casa muito menor do que o planejado. E é mais importante ainda em casos de terrenos que já são estreitos.


4. Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci)

Na hora de comprar um terreno, uma das coisas mais importantes é verificar se aquele local está devidamente legalizado. Agora que você já sabe como garantir isso, precisa conhecer o Conselho Regional de Corretores de Imóveis. O Creci é uma visita imprescindível para saber o histórico da empresa com a qual você está fazendo negócio. É esse órgão que fiscaliza as ações de todos os corretores e é para ele que você deve denunciar caso ocorra qualquer problema.

Para garantir que está fazendo um acordo sério e com alguém de confiança é simples. Basta acessar o site do Creci de seu estado e fazer a consulta de corretores e imobiliárias, informando o endereço e o número de registro, CPF/CNPJ ou nome da pessoa com quem está negociando. Assim, você terá acesso à situação do cadastro daquele profissional ou empresa.


5. Plano diretor

Por último, para se proteger da principal causa de problemas de quem decide comprar um terreno, você precisa estar familiarizado com o Plano Diretor. Com a criação do Ministério das Cidades, todos os municípios são obrigados a implementar esse plano que dirige todo o seu crescimento. É o mesmo planejamento que determina a divisão dos zoneamentos.

É fundamental verificar no Plano Diretor das áreas próximas ao seu futuro lar. Afinal, você vai querer comprar um terreno próximo a comércios, transportes públicos? Em uma área onde estejam planejadas construções que farão o imóvel se valorizar? Ou, em um bairro sossegado sem muita movimentação?

Deu para entender a importância de conhecer esses cinco fatores na hora de comprar um terreno? Uma análise mal feita na hora de escolher o local, pode inviabilizar toda a construção da casa que sempre desejou para morar. Então, tenha calma para pesquisar todos esses detalhes que podem limitar suas opções, além de restringir suas oportunidades futuramente, independente de qual seja seu objetivo!

Restou alguma dúvida ou está com dificuldades ao comprar um terreno ideal para você e sua família? Não se preocupe, basta entrar em contato conosco! A Laurentiz Imóveis é especialista nessa área e teremos o prazer de ajudá-lo nessa caminhada tão importante.


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco