Comprei um terreno. E agora?



Imóveis prontos para vender é o que não falta, independentemente do local, tamanho ou estilo, sempre tem algum disponível. Uns até contam com móveis inclusos. Mas, para ter a casa com que sempre sonhou, só sendo construída por você. Assim, consegue atender todas as suas necessidades.

Independente se é aquela casa que sempre sonhou ou um edifício comercial para começar seu negócio. Um lote é uma folha em branco, no qual você tem um oceano de opções. As possibilidades são tão grandes que surge a terrível pergunta “comprei um terreno, o que eu faço agora?”.

Realmente, é uma indecisão temível e que pode tirar algumas de suas noites de sono. Mas, se pegou nessa situação, não se preocupe. Foi pensando em você que separamos aqui o guia para te iluminar de uma vez por todas nesse caminho. Então, continue a leitura!


Construindo seu sonho

A decisão de comprar um lote já é difícil de tomar, sabemos disso. Mas, quando a situação se torna “comprei um terreno”, um novo mundo que se abre. Pode assustar no momento em que perdemos a perspectiva do que queremos alcançar. Entretanto, assim que ele for entregue, é hora de começar os trabalhos. E, não precisa se preocupar porque são apenas 5 passos até seus sonhos começarem a se tornar realidade.


1. Defina seu objetivo

Ao se tomar posse de um terreno, você visualiza inúmeras possibilidades. Pode construir seu lar, fazer um prédio de apartamentos para alugar ou mesmo tornar aquela compra um simples investimento e revender a terra. O que será construído basicamente dependerá de sua imaginação.

Dessa forma, o primeiro passo da caminhada é decidir aonde quer chegar. Definir o que vai querer construir ali. E, essa decisão só pode ser feita de forma individual, analisando seus objetivos, personalidade e o quanto estará disposto a investir. Aqui, não falamos só em dinheiro, mas também em tempo e energia. É necessário também solicitar na prefeitura de sua cidade o Plano Diretor, o qual define as construções permitidas na sua região.


2. Elaboração do projeto

Após definido o seu alvo, é hora de contratar profissionais competentes que vão construir o que sonhou.

O arquiteto e o engenheiro analisam o terreno e sugerem ideias que atendam às características e suas necessidades. Com o foco em viabilizar o seu plano da melhor forma possível. É esse profissional quem elaborará o projeto de construção e vai te ajudar em todo o processo. Então, escolha-o com cuidado!


3. Alvará de construção

Decidido o que quer construir no seu terreno e definido como o fará. Agora você só precisa de um alvará de construção para dar início às obras! Para isso, basta ir até a Prefeitura com o projeto feito pelo profissional que contratou. Com esse documento expedido é preciso ir ao Centro de Água e Esgoto a fim de solicitar a ligação em seu lote. Da mesma maneira que deve comparecer à Central de Energia e pedir que façam a instalação.


4. Construção

Agora que você já resolveu toda a burocracia do Alvará de Construção e tem água, esgoto e energia em seu terreno. Chegou a hora de começar a construção! É a etapa mais cara e demorada. Por isso aconselhamos que faça o orçamento da obra em diversas lojas e consiga uma equipe de pedreiros de confiança.

Mas, caso queira algo mais eficiente, também pode contratar uma empresa de construção civil! Eles ficam responsáveis dessa parte e diminuir seus problemas pela metade. Sai mais caro do que optar por funcionários autônomos, mas vai economizar muita dor de cabeça e energia. Já que ela vai ser a responsável por admitir os trabalhadores e supervisionar o andamento.


5. "Habite-se"

“Comprei um terreno, defini o que fazer nele, contratei o pessoal, consegui o alvará e finalmente está pronta a construção. Ainda tem mais? Sim, temos a última etapa do processo. Agora que está tudo pronto, basta pedir na Prefeitura de sua cidade o documento que permite a ocupação do imóvel.

Trata-se de um documento de conclusão de obra, normalmente conhecido por “habite-se”’. Essa certidão é expedida pelo órgão municipal e certifica que o local foi construído seguindo o Código de Obras e regras do município. E, o mais importante: que está pronto para ser ocupado. Ele é necessário tanto para imóveis residenciais quanto comerciais. Portanto, com ele em mãos, basta ocupar o imóvel e comemorar a finalização dessa etapa.


Conclusão

Comprei um terreno, a jornada não se encerra quando define isso. Pelo contrário, é só o início de seus planos, que podem tomar a forma que desejar. Se seu objetivo for construir, com esses 5 passos simples, já adquire as chaves do imóvel. E, pode entrar no local que tanto planejou e sonhou.

Com certeza, não é um processo simples. Envolve tempo e dinheiro. E, isso pode fazer com que as pessoas se assustem com a perspectiva de ter que liderar e custear uma construção. Dessa maneira, muitas acabam optando por comprar um imóvel pronto ou simplesmente revender o lote para lucrar. Talvez tenha sido a opção mais fácil, mas faz perder uma grande gama de possibilidades, seja para moradia ou investimentos lucrativos.

Concluindo, apesar da percepção passada, a construção não é um processo sofrido ou um peso em sua vida. Basta investir na contratação de pessoas que poderão te ajudar de verdade. Tendo o apoio de profissionais de competência poderá relaxar e terceirizar todo esse trabalho e preocupação. Focando em seguir normalmente sua vida e apenas aproveitar a obra finalizada.

Comprei um terreno! Essa expressão agora ficou mais clara para você? Então, é hora de expandir seus conhecimentos e descobrir novas oportunidades nessa área. Para isso, preparamos esse artigo especialmente para você!


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco