O que devo avaliar na topografia do terreno?


Quando você pensa em analisar uma terra, qual a primeira coisa que lhe vem à mente? Localização, segurança da área, proximidade com comércios, locais de lazer e facilidade de transporte, certo? São pontos realmente importantes e os mais considerados na hora de tomar uma decisão. Mas, o que muitos esquecem é da importância de avaliar a topografia do terreno!

Não sabe o que é isso? Não se preocupe, é uma característica simples. Entretanto, pode fazer você economizar fortunas, ou dar aquele toque especial ao seu lar. Continue a leitura, vamos explicar tudo o que precisa considerar na hora de analisar a topografia do terreno!


O que é topografia?

Antes de explicar a importância de avaliar a topografia do terreno com cuidado e como o fazer, precisamos definir o que ela é. Bem, esse nome pode assustar quem está entrando agora nessa área. Mas, nada mais é do que o estudo da superfície da terra: todas suas características naturais e artificiais. É uma parte muito importante da construção e que ajuda a evitar muita dor de cabeça se bem feita!


Qual a importância de analisar a topografia do terreno?

Agora que já definimos o que é, você pode estar pensando. “Ok! Mas, para o que isso me serve?”. Podemos responder com uma simples palavra: precisão. Ao avaliar a topografia do terreno, você vai saber todos os detalhes da área e evitará problemas futuros. Imagine, depois de uma construção feita, acontecer uma erosão?

Na prática, ocorre da seguinte forma: você contrata um topógrafo que vai fazer a descrição detalhada do terreno que está interessado em comprar. Assim, o profissional vai entregar o levantamento topográfico, demarcação do loteamento e análise da terraplanagem. Além disso informará os detalhes quanto ao solo e também fará a marcação da rede de água e esgoto.

Ele não apenas fornece pontos essenciais para a construção. Também é necessário avaliar a topografia do terreno, a fim de ter mais segurança na hora de fechar o contrato. É no levantamento topográfico que são descritos os detalhes quanto aos limites, metragem da área, posicionamento e localização.

Por dar em precisão a localização das divisas, distâncias necessárias quanto a recuos e diferenças de níveis, o levantamento topográfico é a primeira etapa antes de começar qualquer construção. Além disso, levanta informações importantes para o projeto estrutural e arquitetônico. Com a topografia do terreno o dono poder fazer um planejamento financeiro mais apurado. Pode levar em conta todos os detalhes para que a obra se encaixe nas características da área. E, se o terreno, realmente, é viável ao seu bolso.


Quais são os tipos de terreno?

Não é difícil de entender a importância de saber todas as informações sobre o que você está comprando. Entretanto, uma das utilidades principais da análise da topografia do terreno é garantir que a obra se adeque ao local. Isso, além de economizar em materiais de construção e evitar surpresas, pode servir para dar um ar especial ao imóvel.

Não está entendendo como? Bom, para entender, primeiro precisamos esclarecer que você poderá encontrar terrenos planos, em aclives ou declives. Cada um possui características e necessidades próprias. Veja:

  • terreno plano: sua área é nivelada com a altura da rua. Esse é o tipo mais simples, pois não terá necessidade de mexer na terra ou pensar em métodos de contenção.

  • terreno em aclives: aqui o fundo é mais alto em relação ao nível da rua. Nesse caso já é necessário pensar em construir muros de contenção ou fazer o nivelamento.

  • terreno em declives: esse tipo possui o fundo mais baixo do que a altura da rua. Aqui, já se faz necessário medidas de contenção, canalização da água da chuva e escoamento. Isso tudo poderá ser pensado junto ao profissional que realizar a análise da topografia do terreno.

Precisamos lembrar que o fato do terreno não ser plano, não inviabiliza a sua construção. Pelo contrário! Se bem planejado, esses desníveis podem ser usados para aproveitar melhor os espaços e dar um estilo muito mais interessante para seu lar. Imagine uma área de churrasco um pouco mais baixa que a sua casa. Isso pode ajudar a evitar sujeira desnecessária num encontro de amigos.

Porém, é necessário levar em consideração que vai deixar a construção mais cara. Também é importante estudar se esse desnivelamento causa algum risco para o imóvel. Por isso, a importância de fazer a análise da topografia do terreno antes de o comprar. Assim você não vai ter nenhuma surpresa e estará preparado para lidar com esses detalhes.


O que é um Projeto Arquitetônico?

Como mencionamos, realizar a topografia do terreno é o primeiro passo para começar uma construção, já que é a base para fazer o projeto estrutural e arquitetônico. É com esse estudo que os profissionais vão poder definir diversas questões. Por exemplo: necessidades de escavação da terra, demarcação dos esquadros, áreas, estacas e pilares.

É também com o estudo da topografia do terreno que os responsáveis vão poder planejar métodos de contenção da terra, ou como realizar o nivelamento da construção. Isso é essencial para fazer o alinhamento do imóvel e localizar qualquer deslocamento das estruturas.

Da forma destacada anteriormente, avaliar a topografia do terreno deve estar na sua mente já na primeira visita ao imóvel. Além de assegurar a fidedignidade dos dados da área, também será a base para analisar o preço e a viabilidade de construir naquele local. Pode parecer algo complicado ou chato. Mas, com o suporte de profissionais competentes é a diferença entre um projeto desastroso e um resultado lucrativo. Com as informações em mãos desde o início, se torna fácil elaborar um plano viável e personalizado para você.

O sucesso de sua obra depende de um bom estudo da topografia do terreno. Então, tenha a certeza de fechar negócio com um profissional qualificado. Isso vai poupar muito dinheiro e dores de cabeça no futuro! Também pode garantir um resultado moderno e funcional.

Este artigo sobre topografia do terreno foi útil para você? se você gostou, compartilhe nas suas redes sociais.


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco