Tudo o que você precisa saber para avaliar um terreno e fazer um bom negócio



Sonha em ter uma casa para chamar de sua? Aquele cantinho desenhado para acomodar todos os seus pertences, eventos e momentos especiais. Cada detalhe exalando a sua personalidade e transformando aquelas quatro paredes em um lar. Já pensou nisso para você e sua família, não é?

Bem, o sonho da casa própria está se tornando realidade para uma parcela cada vez maior dos brasileiros. Independente das suas preferências, estilo ou poder de investimento, há uma casa esperando para ser chamada de sua. Mas, para que essa vontade não se transforme em um pesadelo, é necessário escolher o local ideal. E, foi pensando nisso que preparamos esse guia com tudo o que você precisa saber para avaliar um terreno!

Comprar terreno é um bom negócio?

Imóveis prontos para vender é o que não falta, independentemente do local, tamanho ou estilo há sempre algum disponível. Alguns até contam com mobílias inclusas, mas o fato é: para você ter o lar como sempre desejou, só sendo construído com a sua aprovação em cada etapa. E, isso começa na escolha do terreno!

Para além de ser personalizado de acordo com seus gostos e necessidades únicas, construir pode sair até 30% mais barato do que comprar uma pronta. Muito buscado por investidores, terrenos são baratos e fáceis de manter, permitindo uma vasta gama de possibilidades. Atente-se que isso é um investimento valioso apenas se a propriedade for boa, o que só depende de você saber avaliar um terreno da forma correta. Agora, preste atenção nos principais fatores a se considerar:


1. Localização

A localização é um dos principais fatores a se analisar. E, aqui compreendemos também o potencial de valorização, infraestrutura, posição do imóvel e do sol. Mas, vamos verificar uma questão por vez. O que a maioria das pessoas olham ao avaliar um terreno, é a proximidade com comércios, pontos de lazer e facilidade de transporte. Realmente são elementos importantes, mas questões como poluição sonora, índice de violência e problemas com trânsito não podem ser ignorados.

Nossa dica é: dê uma volta pela vizinhança em horários alternados, preste atenção aos barulhos, tráfego e se possível converse com vizinhos sobre o que acham de morar ali. Além disso, procure na Prefeitura pelo Plano Diretor, o qual detalha todo planejamento de expansão do seu município. Atente-se nele sobre projetos na região que podem valorizar o terreno futuramente.

As possibilidades de construção no seu lote só são limitadas pela sua imaginação e pela divisão de zoneamentos da sua cidade (também disponível no Plano Diretor). Mas, é imprescindível verificar a posição em que o imóvel vai ficar e como o sol baterá nele durante o dia. Se alguma construção tapar o sol, você sofrerá com problemas de umidade, luminosidade e aquecimento no futuro.


2. Topografia

Um dos problemas mais comuns ao avaliar um terreno, é desconsiderar uma área irregular. Você encontrará lotes nivelados, mas também em aclives (o fundo é mais alto) e em declives (o fundo é mais baixo). Isso não inviabiliza a sua construção. Pelo contrário, se bem planejado, esses desníveis podem ser usados para aproveitar melhor os espaços e dar um estilo muito mais interessante para seu lar.

Porém, é necessário levar em consideração que isso deixará a construção mais cara. Também é importante estudar se esse desnivelamento causa algum risco para o imóvel. Então, entre em contato com algum profissional de confiança antes de tomar qualquer decisão. Afinal, não adianta comprar um terreno se não vai poder construir nele, não é mesmo?


3. Tipo do solo

O ponto mais importante de toda construção, é sua fundação. Você não quer ser surpreendido com problemas na estrutura? Ou, daqui a alguns anos descobrir que não pode fazer aquela ampliação tão sonhada, certo? Então, quando for avaliar um terreno, preste atenção no tipo de solo! São três os solos usados na construção civil: argiloso, siltoso e arenoso. Cada um possui características próprias quanto à resistência e rigidez para suportar a edificação.

De forma básica, sua casa pode ter dois tipos de fundação: rasa e profunda. Quanto mais fraca for a camada externa do terreno, mais será necessário cavar, e mais dinheiro você terá que desembolsar. Mas, vale lembrar que, quanto mais funda a sustentação, maior a resistência do imóvel. Para não haver surpresa, é recomendado na hora de avaliar um terreno é fazer uma sondagem do solo com uma empresa especializada. Esses profissionais também vão fazer uma análise sobre áreas de risco e possíveis opções de contenção.


4. Documentação

Agora vamos para um dos pontos mais importantes na hora de avaliar um terreno. Antes de levantar qualquer montante, assegure-se que a negociação é lícita e válida. Afinal, o lote pode estar localizado na melhor área da cidade e ser privilegiado com a melhor topografia e solo. Mas, se não for regularizado, é dinheiro perdido.

Apesar de burocrático, é simples garantir que está fazendo negócio com alguém de confiança e que não sofrerá nenhum calote. Primeiro, vá até o cartório de registro de imóveis da cidade e peça a matrícula individual do lote. Com esse documento você vai ter todo o histórico da terra. Após você garantir a validade da venda, é hora de ir até a prefeitura, a fim de verificar as licenças e possíveis multas. Além do projeto de zoneamento da cidade que define quais construções são permitidas em cada bairro, assim como suas especificações.


5. Recuo obrigatório

É comum compradores inexperientes se convencerem que o tamanho do local é o suficiente, desconsiderando que a extensão não será completamente utilizada. Isso porque é necessário ter um espaço entre o imóvel e os vizinhos e para a rua. Você vai ficar a par de todos esses detalhes verificando a Lei de Uso e Ocupação de solo da sua cidade. Então, estude bem o tamanho do terreno considerando o recuo obrigatório adicionado ao tamanho dos seus planos!

Agora que você já sabe avaliar um terreno, é hora de conhecer os terrenos disponíveis que temos, acesso nosso site e veja todos os empreendimentos em www.laurentizimoveis.com.br


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco