Vai comprar um terreno?



Imagine chegar em casa após um longo dia de trabalho e recarregar suas energias naquele cantinho que exala a sua personalidade. Não ter que se preocupar em pagar aluguel ou como explicará o novo buraco na parede para o proprietário do imóvel Já sonhou com isso, certo? Mas, só é possível se o dono da casa for você!

A casa própria é o desejo da maior parte da população mundial. Isso por um simples motivo: segurança. É bom saber que aquele teto é seu e seus filhos poderão crescer naquelas quatro paredes. E isso está deixando de ser sonho e virando a realidade para vários brasileiros! Mais de 70% deles já são donos de seu imóvel e a grande maioria é o responsável pela construção do lar.

Afinal, para a casa dos sonhos virar realidade, precisa ser esquematizada a cada detalhe, a fim de acomodar todas as suas necessidades. O primeiro passo para alcançar isso, é comprar um terreno. Essa parte pode assustar as pessoas, que desanimam só de pensarem no número de detalhes jurídicos e burocráticos necessários. Mas, fique calmo! Se ainda não está familiarizado, continue a leitura que desburocratizamos todo o processo para você!


Quais são os documentos que preciso para comprar um terreno?

Quando se pensa em comprar um terreno, algumas coisas nos vêm à cabeça: preço, localização, financiamento, dentre outras. Mas, esquecemos de analisar o tópico mais importante: os documentos. De início, pode parecer um detalhe, mas é a documentação que comprova a legitimidade da venda. E, sem isso você nem tem um acordo.

Deu para ter uma ideia da importância, certo? O lado bom é que garantir que a situação do terreno está regularizada, é bem simples. Basta ter uma atenção extra na hora de organizar os documentos e seguir a check-list que preparamos:


1. Documentos do comprador

Aqui, basta unir todos aqueles documentos que são pedidos em qualquer tipo de negócio. Essa é a parte mais simples de comprar um terreno. Mas, pode atrasar todo o processo se algo estiver faltando. Então, garanta que tenha em mãos o seu:

  • RG;

  • CPF ou CNPJ;

  • Certidão de nascimento ou de casamento (dependendo do seu estado civil);

  • Comprovante de renda;

  • Comprovante de endereço.


2. Documentos do vendedor

Garantindo que todos os seus documentos estão em dia, é hora de analisar a legalidade da venda e regularização do terreno. E, para fazer isso basta analisar os seguintes documentos:


  • Matrícula do imóvel

O primeiro passo é ir até o Cartório de Registro de Imóveis da cidade e pedir a matrícula individual do lote. Esse documento é como se fosse a certidão de nascimento do terreno e nele consta todo o histórico da terra. Por exemplo: transações anteriores de compra e venda, ações de hipoteca, inventários, doações e todos outros fatos relevantes.

Nesta fase, é importante você analisar se o nome do proprietário é o mesmo de quem está vendendo para você e se não possui alguma restrição de venda. Agora, se não tiver matrícula no registro de imóveis, suspeite! Ao comprar um terreno com impedimento, você pode ter dor de cabeça no futuro. Por isso, é necessário fazer essa checagem na hora de fechar o negócio.


  • Certidão negativa de ônus

Essa certidão também é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis de sua cidade. Ela indica se há algum impedimento sobre o terreno. Por exemplo: hipoteca, penhora e qualquer outro tipo de ação judicial que impedirá a venda.

  • Certidão negativa de débitos tributários municipais

Indo até a prefeitura de sua cidade, é hora de requerer a certidão negativa de débitos tributários municipais. Essa certidão lhe dirá se o terreno tem alguma dívida não paga com o município, como por exemplo, o IPTU. É um documento extremamente importante, para garantir que você não está comprando dívidas também.


  • Certidões negativas de débito estadual e federal

A Certidão Negativa de Tributos Federais é expedida pela Receita Federal e garante que não há pendências com o fisco. Da mesma maneira, a de débitos estaduais é concedida pela Secretaria Estadual da Fazenda e, vai informar se o lote contém dívidas no âmbito estadual. Lembre-se, seu objetivo é comprar um terreno, e não problemas. Então, qualquer pendência com a terra deve ser resolvida antes pelo vendedor.


3. Cuidados na hora de fechar o contrato

Depois de conseguir todos os documentos, finalmente chegou a hora de fechar o contrato de compra e venda. Mesmo estando tudo certo e você já ter garantido que o terreno está legalizado, ainda é necessário tomar alguns cuidados. É este momento que formaliza a transação, então, qualquer erro pode causar grandes danos.

Por isso, é importante prestar atenção aos detalhes e negociações da compra. Principalmente, em dados relacionados ao valor do terreno, formas e condições de pagamento, divisão das despesas e metragem da área.


Outro ponto importante são os juros e multas em caso de atraso no pagamento.

Lembramos que o processo de comprar um terreno não é finalizado na assinatura do contrato. Aquela terra só passará para o seu nome quando todo o pagamento for devidamente quitado. Por isso, sua atenção deve ser redobrada quanto às informações de multas em caso de inadimplência.

Pode parecer algo complicado visto na primeira vez, porém, basta fazer uma leitura atenta e detalhada de todo o contrato. Se tiver a oportunidade, peça para que um advogado de confiança também examine. Sabemos que a ansiedade é grande ao optar por comprar um terreno, mas é importante não ter pressa para assinar.

Como vimos, comprar um terreno envolve organizar e analisar um grande número de documentos. Mas, isso não deve ser encarado como algo burocrático. Pelo contrário, é a única maneira de garantir que você está fazendo um negócio bom e seguro. E, caso não tenha tempo ou paciência para correr atrás de todos esses trâmites, basta entrar em contato com um advogado de competência. Ele vai ficar responsável por desenvolver e resguardar a segurança do processo.


Agora, você já sabe que documentos são necessários para comprar um terreno. É hora de iniciar sua busca por um lote. Nosso blog traz mais dicas interessantes sobre comprar um terreno e a Laurentiz Imóveis tem vários lotes que podem interessar a você.


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco