Valorização de imóveis: como realmente ocorre e quais fatores interferem



Muito se fala sobre a valorização de imóveis e como isso é um fator essencial na hora da compra. Afinal, aumentar o valor do seu patrimônio é o interesse da maioria das pessoas. Além disso, pode ser a diferença entre um investimento bem-sucedido e a perda de dinheiro. Mas, você sabe quais fatores estão relacionados a esse processo?

Saber como ocorre a valorização de imóveis é essencial para todos que se aventuram no setor imobiliário. De fato, o que faz de uma pessoa um bom investidor é analisar o cenário e decidir se um ativo vale ou não seu dinheiro. Muitos acreditam que isso só é adquirido com a prática, mas existem fatores técnicos que auxiliam nesse caminho.

Erros muito comuns podem ser evitados simplesmente conhecendo os pontos básicos. Pontos que, qualquer pessoa que esteja interessada em comprar um imóvel, deve conhecer e se resguardar, independentemente do objetivo final. Quer descobrir esses fatores? Então, continue a leitura que vamos explicar o que é, como ocorrem e quais motivos interferem na valorização de imóveis!

O que é valorização de imóveis?

Esse termo tão falado no ramo imobiliário, nada mais é do que o processo no qual um imóvel aumenta de valor. Peguemos como exemplo, Dona Maria, que comprou uma casa por 50 mil e dez anos depois a vendeu por 200 mil, nas mesmas condições. Nesse caso, o imóvel valorizou 150 mil, sem nenhum esforço dos donos.

Para aqueles que investem no mercado imobiliário, a valorização de imóveis é o principal objetivo e a fonte de lucro. Simplesmente avaliam uma oportunidade, compram um ativo e o vendem mais caro quando já tiver se valorizado. Para avaliar esse aumento basta comparar com preços anteriores.

Apesar de parecer algo simples, a valorização de imóveis não é fácil de prever. Muitos acreditam que o imóvel aumenta de valor naturalmente, devido simplesmente à passagem do tempo. E não é assim, são vários os fatores envolvidos tanto no aumento quanto na queda dos preços. Isso está diretamente relacionado à demanda do mercado.

Quais são os fatores que interferem na valorização de imóveis?

Afinal, o que é a valorização de imóveis? Um único fator define isso: o número de pessoas interessadas em comprá-lo. Apesar de parecer simples, aqui entra outra grande questão. O que faz elas desejarem um imóvel? Para responder, separamos os três principais pontos:


1. Localização

Um dos fatores que mais influência na valorização de imóveis não é a propriedade em si, mas sim seu entorno. A localização normalmente é a primeira preocupação de quem busca uma casa, já que define onde ela e sua família vão viver. E os locais mais movimentados são os preferidos nesse momento.

Regiões desenvolvidas, perto de grandes centros urbanos e comodidades, tais como supermercados, farmácias e padarias são as mais disputadas. Mas, se seu objetivo é lucrar com a valorização de imóveis, comprar uma propriedade nesses locais não é uma boa ideia. Foque em investir em um imóvel barato em uma região com a tendência de evoluir.

Para saber se a região vai evoluir ou não, procure na prefeitura de sua cidade o Plano Diretor. Nesse documento constam todos os planos de expansão do município. Como, por exemplo, a construção de praças ou parques. Lembre-se: quanto mais estabelecimentos e opções de lazer houver nas intermediações, maior será a valorização de imóveis.


2. Estrutura do imóvel

Dois apartamentos iguais podem ter preços completamente diferentes, baseado unicamente em onde estão localizados. Mas, ainda assim, a estrutura influencia muito na valorização de imóveis. Aqui todos os detalhes contam, o número de quartos, tamanho do local, tipo de piso, condições do acabamento, quantos anos a construção tem, dentre outros.

Todas essas características impactam diretamente na valorização de imóveis, pois aumentam o desejo de um possível proprietário. A não necessidade de reforma, quantidades de vagas na garagem, portão elétrico e segurança de ponta são diferenciais aos olhos de compradores. As pessoas pagariam mais simplesmente pelo benefício e conforto.

Outro ponto, um dos grandes problemas urbanos é a criminalidade. Isso torna a segurança um fator tão importante e uma das principais preocupações na hora de escolher onde morar. Uma região com baixa taxa de violência já aumenta o valor da propriedade. Mas, essa questão vai além: sistema de segurança, controle de entrada e saída, seguranças particulares, cercas elétricas, todos esses detalhes impactam e muito na valorização de imóveis.

3. Economia

A lei da oferta e procura comanda o mercado imobiliário. O raciocínio é simples: quanto mais pessoas estiverem procurando um imóvel, maior será o seu valor. É por isso que em momentos de alta econômica cresce tanto a valorização de imóveis. A notícia boa é que existe muita gente buscando uma nova moradia e poucos lugares para atender.

Mas, o oposto também é verdadeiro. Em momentos de instabilidade econômica, a busca por um novo lugar para morar diminui e com isso a valorização dos imóveis. Nessa fase, existem muitos locais para poucas pessoas. E, mesmo que a taxa de juros usada para financiamentos caia, grande parte dos compradores vão preferir esperar por uma época melhor.

Infelizmente, os proprietários não têm controle sobre esse ponto. Mas, podem optar por esperar e vender em um cenário melhor. É necessário estar sempre atento a novas oportunidades em meio à crise.

Como você viu, há muitos fatores que influenciam na valorização de imóveis. Aqui citamos apenas os principais, mas todos que entram no mercado imobiliário devem estar atentos a essas questões. Se seu desejo for vender ou alugar uma propriedade, sempre pense no que vai atrair um possível morador.

E, mesmo que seu desejo seja simplesmente comprar um imóvel para morar, também precisa conhecer o movimento de valorização de imóveis. Só assim saberá se está pagando o preço justo e quanto aquela propriedade pode trazer de retorno no futuro. Essas informações vão deixá-lo preparado para uma negociação e proteger seu patrimônio.

Gostou de aprender sobre valorização de imóveis? Então conheça um pouco mais sobre o ramo imobiliário com o nosso blog!


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco