Como vender um terreno em 4 passos simples



As vantagens de comprar um lote para construir estão cada vez mais conhecidas. Mas, o que muitos ainda não conhecem, são os benefícios de se vender um terreno. Oportunidade que muitas vezes é mascarada por um forte medo de todos os trâmites burocráticos envolvidos.

Entretanto, vender um terreno não precisa ser algo difícil. Basta ter conhecimento sobre o processo envolvido e verá que é um investimento muito fácil de vender. E o melhor: lucrativo. Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura que vamos explicar tudo o que necessita saber para fazer um bom negócio e em apenas quatro passos!


Vantagens de vender um terreno

Comprar uma propriedade talvez não lhe pareça vantajoso, se seu objetivo for apenas construir um imóvel. Mas, a situação muda se sua vontade é obter retorno financeiro. Sim, é possível lucrar ao adquirir um lote! Para isso, basta que seja feito um bom negócio ao vender um terreno. Tanto por investimento ou simplesmente necessidade, o lucro pode ser alto.

Essa prática movimenta milhões de reais ao ano, e para você ter parte disso é fácil. Basta ter conhecimento do setor e ter um processo eficiente. Envolve pontos técnicos e processos jurídicos. Mas, não se preocupe! Para te ajudar nesse caminho dividimos o percurso em três passos, veja a seguir:


1. Prepare a documentação

O primeiro passo para vender um terreno deve ser sempre preparar toda a documentação necessária. Afinal, você não vai querer ser pego de surpresa se algum documento estiver errado ou faltando. Isso pode atrasar todo o seu negócio, e muitas vezes, resultar aumento nas despesas.

Confira se seus documentos pessoais e os do terreno estão em ordem. Você vai precisa, além dos seus documentos pessoais:

  • Matrícula atualizada do terreno;

  • Certidão de ônus reais e ações;

  • Cartela do IPTU ou Certidão de Valor Venal;

  • ·Certidão negativa de débitos de IPTU;


2. Limpe o terreno e precifique

Agora que você tem certeza de que todos os documentos estão em dia, é hora de arrumar o terreno para que seja atraente para os possíveis compradores. Isso evita a entrada de animais de terceiros e facilita o acesso ao lugar. Além disso, permite a fácil visualização da topografia e relevos. O que faz a diferença na análise de qualquer projeto.

Afinal, quando o assunto é vender um terreno, você vai querer dar uma boa experiência ao comprador. Na primeira visita já é essencial deixá-lo visualizar seus planos sendo concretizados naquela área que pretende negociar. Lembre-se de que a maioria dos clientes interessados são os que querem construir seu lar. Ou seja, tornar realidade o sonho da casa própria. E, também, os investidores que veem o potencial do ramo.

Como em qualquer outra área, vender um terreno requer conquista. Dessa forma, vai mexer com as emoções da pessoa. E, para isso, nada melhor do que um produto apresentável. Não é difícil que seja feito, e nem mesmo caro. Basta não deixar a vegetação crescer e o lixo se acumular..

A apresentação também é um fator fundamental na hora de precificar o terreno. Para isso você deve considerar questões como:

  • Acessibilidade da área;

  • Serviços de saneamento básico e energia inclusos;

  • Desenvolvimento da região onde ele se situa.

Apesar de parecer algo simples, esse é um dos principais erros na hora de vender um terreno. Colocar um preço sem ter feito uma boa análise pode levar a perder muito dinheiro. Já que também não terá argumentos suficientes para convencer a pessoa a comprar.


3. Divulgue

De nada adianta ter um lote impecável, pronto para ser apresentado aos interessados, se ninguém quiser vê-lo. Certo? Então, se seu objetivo é vender um terreno, precisa divulgá-lo para atrair clientes. Portanto, quanto mais, melhor. Para isso basta definir qual seu público e descobrir onde eles estão.

Na era digital em que vivemos, normalmente, ao vender um terreno a divulgação é feita em redes sociais ou sites sobre o assunto. Também é possível se associar a imobiliárias ou corretores.

Vender um terreno é relativamente fácil, pois possui um alto valor agregado. É uma ótima opção de investimento, possui custos de manutenção baixos e é uma verdadeira folha em branco. Como o mar de possibilidades para aquele local é grande, torna o público interessado. Basta saber expor essas vantagens de uma forma atrativa para fechar a venda!


4. Assine a escritura

Com toda documentação em mãos você poderá fazer a transferência para o comprador, assinando a escritura. Além dos documentos já referenciados, é necessário o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado em todas as transações de terras. Seu valor varia de acordo com o município, confira na prefeitura de sua cidade.

Efetuado o pagamento dessa taxa, você e o comprador irão ao cartório onde a escritura será lavrada. Sua parte no processo de vender um terreno está completa.

Finalizada essa etapa, cabe ao comprador, registrar o imóvel, pois quem não registra não é dono.

Apesar de não ser um processo muito complicado, ao vender um terreno, é bom contar com a orientação de um advogado para ajudá-lo na obtenção dos documentos e na parte legal envolvida no processo.

Gostou das dicas de vender um terreno? quer comprar um lote para investimento? Entre em contato a Laurentiz Imóveis.


Postagens recentes
Arquivos
Sobre nós
O Grupo Imobiliário Laurentiz  foi fundado em 2012 com o intuito de oferecer serviços em incorporação, comercialização e construção de imóveis  no ramo imobiliário. Pautando sempre seu trabalho na honestidade, gerou a confiança hoje depositada por seus inúmeros clientes, o que o coloca como uma das melhores do ramo em Guariba e região.

Menu

Fale conosco

16. 3231-9052​   16. 3231-5598   16. 3231-3786

     (16) 99643-6933

contato@laurentizimoveis.com.br

Rua Rui Barbosa,891  Guariba Sp / Cep 14.840-000

© Grupo Imobiliário Laurentiz | Todos os direitos reservados

Empresa
responsável
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
Fale conosco