Como começar a investir seu dinheiro depois da faculdade?

Quem nunca sonhou em ganhar dinheiro dormindo? Aposto que esse já foi seu único desejo quando o despertador tocou muito mais cedo do que você queria levantar... Em especial, quem faz faculdade, passa o dia todo estudando e, não vê a hora de entrar no mercado de trabalho e construir seu próprio patrimônio.

A boa notícia é que isso é possível, e muito mais fácil do que você imagina! Estamos falando da renda passiva, que é o dinheiro gerado por investimentos, sem que você precise fazer nada! Investir está se tornando cada vez mais comum para os brasileiros, até mesmo para quem acabou de se formar, já que é possível fazer investimentos vantajosos com até 100 reais.

Com o aumento de pessoas começando a investir cada vez mais cedo, também aumenta a principal dúvida de todo investidor: onde devo aplicar meu dinheiro? Se essa também é a sua dúvida, continue a leitura. Vamos falar tudo o que você precisa saber para começar a investir seu dinheiro depois da faculdade!

 

Reserva de emergência: o primeiro passo de todo grande investidor

Depois de anos estudando sobre um assunto, tudo o que o estudante quer é colocar todo o seu conhecimento em prática e começar a construir seu patrimônio. Mas, há um passo fundamental antes de colocar seu dinheiro em investimentos lucrativos: garantir que 6 meses de seus custos estejam à disposição em qualquer emergência.

Como saber quanto guardar? Calcule quanto você gasta todos os meses, e então, multiplique por seis. Esse dinheiro você deve colocar em investimentos de baixo risco e que você possa tirar quando quiser. Como, por exemplo, Tesouro Selic e bancos digitais que pagam mais de 100% do CDI. O objetivo aqui não é rendimento, apenas segurança.

 

Qual seu perfil de investidor?

Já tem seu colchão de segurança? Então, está na hora de dar o próximo passo e procurar investimentos que rendam. Mas, antes de começarmos a falar sobre as melhores opções para começar a investir depois da faculdade, precisamos conhecer você melhor.

O que isso quer dizer? Quer dizer que não existe “o investimento ideal”, e sim o melhor para você! Para descobrir quais são os melhores investimentos para você, temos que considerar três questões:

  • seu perfil de investidor;
  • seus objetivos;
  • sua capacidade de poupança.

Definir e trabalhar a partir do seu perfil de investidor pode parecer algo bobo. Mas essa, geralmente, é a diferença entre fazer milhões e perder todo o seu dinheiro. Veja: o mercado financeiro sobe e desce diariamente, por isso, há diversas opções de investimentos e graus de riscos. Se sua personalidade não for compatível com a opção que escolheu, você vai perder dinheiro.

Então, pare e analise: quanto você aceita se expor a riscos? Se sua prioridade é a segurança, você se encaixa no tipo conservador. Aqui as opções da renda fixa são as mais aconselháveis. Pois, as oscilações são menores, e por consequência, o risco de você perder dinheiro também é menor.

Mas se seu foco é o lucro e está disposto a perder algum dinheiro no caminho, você é um investidor agressivo. Como regra, quanto mais alto o risco, maior o lucro (ou o prejuízo). Por isso, a melhor opção são as ações. Porém, é necessário conhecimento do mercado e estratégia para lucrar aqui!

Não se identificou com nenhum dos dois? O perfil moderado está no meio dos dois extremos. As opções são mais flexíveis, havendo um pouco de cada investimento (e graus de risco) a pessoa está exposta às vantagens de todas as opções. O foco é equilibrar rentabilidade e risco.

 

Outro ponto muito importante é definir seus objetivos e os prazos.

Tenha suas metas em mente na hora de fazer qualquer escolha. Pois, não são todos os investimentos que permitem sacar o dinheiro quando quiser. Quanto mais tempo deixar o investimento ali, maior é o lucro.

Já está com o seu perfil de investidor e objetivos definidos? Ótimo. Agora precisamos pensar no quanto você tem capacidade de investir. Muitas opções de investimento exigem um aporte mínimo. Se puder economizar uma quantia maior, melhores serão suas opções e rentabilidade.

Independente de qual é seu perfil, objetivos ou capacidade de poupança, saiba que há ótimos investimentos esperando por você. Tudo que precisa fazer para encontrar, é procurar. E para ajudar nessa etapa, separamos as 3 opções mais indicadas para começar a investir seu dinheiro depois da faculdade:

 

As 3 melhores opções para começar a investir seu dinheiro depois da faculdade

Com todas as características que você procura em mãos, é hora de conhecer o que especialistas financeiros consideram os 03 melhores investimentos para começar a se aventurar no mundo das finanças:

Tesouro Direto

Uma das opções mais conhecidas pelos brasileiros, o Tesouro Direto ainda está no topo dos melhores investimentos para se ter. Isso porque, além de ser fácil de aplicar e acompanhar, possui também diversas modalidades.

Se seu objetivo for ter o dinheiro em mãos na hora que você quiser, o ideal é o Tesouro Selic. Ele possui liquidez diária e rende exatamente a taxa de juros básica do Brasil. Não lhe dará lucro, mas impedirá que você perca dinheiro. Por essas características, é uma excelente opção para sua reserva de emergência.

Entretanto, se seus planos são a médio e longo prazo (como sua aposentadoria ou viajar daqui a alguns anos) o Tesouro IPCA surge como uma ótima opção. Além de render uma taxa pré-fixada, ainda é somado à inflação. Por este motivo, é um dos melhores investimentos em um momento de inflação altíssima.

 

Imóveis

Com a taxa Selic caindo assustadoramente, nunca houve um momento melhor para financiar a compra de imóveis. É uma das maneiras mais populares, lucrativas e acessíveis de investimento no Brasil. Até mesmo para quem quer começar a investir seu dinheiro depois da faculdade.

As opções são grandes e agradam todos os tipos de investidor: imóveis comerciais, casas, apartamentos, quitinetes ou até mesmo terrenos. Você também pode revender ou alugar. Tudo isso oferece uma ótima oportunidade de negociação e lucro. Quanto maior for seu investimento, melhor será seu retorno.

O aluguel de imóveis é uma ótima forma de renda extra e, revenda de terrenos ou imóveis na planta garantem um lucro alto e relativamente rápido. O mais indicado e seguro é fazer o negócio com imobiliárias, que garantem as melhores opções de imóveis, formas de pagamento e conseguem ajudar a analisar a região e oportunidades de valorização.

 

Fundos de investimento

Sempre quis ser sócio de uma grande empresa? Aqui você pode, e o melhor: sem correr grandes riscos causados pela falta de experiência. Estamos falando dos fundos de investimento, a opção perfeita para quem quer investir em ações, mas ainda não tem o conhecimento ou tempo necessário para se dedicar a essa área.

Funciona da seguinte forma: você investe seu dinheiro em um fundo de investimento, junto a várias outras pessoas. Então, o administrador, que é um investidor profissional, define as estratégias para o lucro ser o melhor possível.

Em troca, esse profissional é remunerado por seu trabalho e pelo desempenho do fundo, por isso os investidores arcam com a chamada taxa de performance. O investimento mínimo varia muito, então,é necessário pesquisar bem qual o melhor fundo para você.

Agora, você conhece as melhores formas para começar a investir seu dinheiro, mesmo se tiver acabado de sair da faculdade. Mas, não se esqueça de analisar o que se ajusta melhor às suas características. E diversifique! Dividir o dinheiro em diferentes tipos de investimentos é o segredo dos grandes investidores.

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe este post para ajudar seus amigos a começarem a investir bem depois da faculdade!