Investir em imóveis: tudo o que você precisa saber

Um dos investimentos mais antigos e lucrativos do mundo, investir em imóveis ainda é uma das principais opções para quem quer começar a viver de renda passiva. E é também a opção de grandes investidores, que ajudam a movimentar bilhões de reais ao ano no setor imobiliário.

Não importa qual seu perfil de investidor, momento de vida ou capacidade econômica, uma coisa é certa: há um imóvel que bate com todas as suas características, você só precisa encontrar. E saber escolher bem para não fazer um mau negócio.

As oportunidades são boas, porém esse mercado também guarda seus riscos. Mas fica tranquilo! Para entender como começar a investir em imóveis, sem perder dinheiro e garantir um bom negócio, você só precisa continuar a leitura.

 

O que é investir em imóveis?

Antes de mais nada, precisamos deixar claro que investir em imóveis não é realizar o sonho da casa própria. É, sim, comprar um local com a única intenção de transformá-lo em uma fonte de renda. E isso é possível, basicamente, de duas formas: alugando ou revendendo.

Essas duas opções guardam um mundo de possibilidades, você pode comprar:

  • um imóvel na planta e revender;
  • um terreno, construir e revender;
  • um terreno e revender;
  • uma casa, reformá-la e revender;
  • uma casa e alugar...

E por aí vai, você vai decidir o que é o melhor para você. Analise seus objetivos, personalidade e capacidade de investimento atual. Com isso em mente, é hora de entender as vantagens do investimento imobiliário.

 

3 vantagens de investir em imóveis

Agora que sabemos o que é investir em imóveis, está na hora de entender porque é um investimento tão popular e lucrativo, especialmente no Brasil.

Acessibilidade

Não importa se você acabou de sair da faculdade ou já está se aposentando, se nunca ouviu falar de investimento ou se já é grande nesta área. O mercado imobiliário é acessível para todas as pessoas, pois conta com diversas opções de imóveis (comerciais, casas, prédios, quitinetes, etc.) e negócios, como venda e aluguel.

Tudo vai depender do seu perfil de investidor e pesquisa pelas opções que mais cabem no seu bolso e planos futuros. Por exemplo, comprar uma casa para ter uma renda extra, alugando, é mais que possível. Comprar um terreno para construir e vender, também.

Segurança

Não é atoa que investir em imóveis é uma prática tão comum no Brasil, pois une duas vantagens pouco vistas em outras opções: segurança e uma grande oportunidade de lucro.

Independente de você querer alugar ou revender, seu patrimônio estará protegido contra grandes flutuações no mercado. Afinal, não há grandes fenômenos naturais no Brasil, então, se o mercado não estiver bom, basta esperar com a certeza que seu dinheiro está seguro.

Valorização

Além da segurança de saber que seu patrimônio não está sofrendo variações devido à inconstância do mercado financeiro, há outra vantagem. Você tem a tranquilidade de saber que seu patrimônio está protegido contra a baixa possibilidade de desvalorização, já que a tendência das cidades é aumentar e seu imóvel valorizar.

Lembrando que para ter um bom lucro devido à valorização do imóvel, é necessário fazer uma boa pesquisa e estudo da região antes de comprar. Por isso, o mais recomendado é contar com uma empresa que o ajude nesta parte, evitando surpresas e prejuízos futuros.

 

Quero investir em imóveis, e agora?

Gostou das oportunidades e seguranças que investir em imóveis oferece? Então vamos aos passos que você precisa tomar para garantir um ótimo negócio!

Pesquise sobre o tipo de imóvel no qual quer investir

Como vimos, o mercado imobiliário conta com uma grande variedade de opções para investir. Por exemplo, há imóveis comerciais, residenciais e na planta. Qual é mais interessante para você? Todos possuem ótima margem de lucro, o que vai decidir é o seu objetivo e a capacidade de investimento atual.

Principalmente para quem está dando os primeiros passos no mercado imobiliário, os imóveis na planta são uma ótima forma de poupar dinheiro - pois o valor costuma ser apenas 40% de um imóvel pronto, dando uma ótima margem de lucro.

Consiga os parceiros perfeitos

A parte mais importante de qualquer investimento é manter-se informado. Entretanto, quando falamos em imóveis, isso é ainda mais essencial, pois a rentabilidade varia de acordo com a estrutura, localização e outros detalhes que muitas vezes passam despercebidas para quem não é acostumado com a área.

Por isso, é fundamental contar com parceiros especializados em investir em imóveis. Empresas de confiança com que você possa contar para tirar suas dúvidas e fazer os negócios mais vantajosos. Como descobrir isso? Busque pelas principais imobiliárias da sua região e busque indicações sobre cada uma delas.

Estude a localização perfeita

Um dos fatores determinantes para lucrar ao investir em imóveis, é escolher a localização ideal para que seu patrimônio se valorize e tenha pessoas concorrendo para fazer um negócio com você.

O segredo aqui é analisar os comércios próximos, opções de transporte, segurança e trânsito. Mas, acima de tudo, a perspectiva de valorização. Isso porque, um imóvel que você compra hoje por 100 mil, pode valer 300 mil em alguns anos, se a região se valorizar e a área ficar mais disputada.

Para lhe dar uma base melhor, vá até a prefeitura de sua cidade e estude o Plano Diretor, assim você conhecerá projetos naquela área e terá como prever o crescimento. Calcule com cuidado se a valorização estimada vai compensar o investimento. Se você tiver feito uma boa escolha de grupo imobiliário, eles poderão ajudá-lo a tomar a melhor decisão também.

Como você viu, investir em imóveis é uma ótima opção, sendo uma das mais seguras e lucrativas. Desde que, é claro, tenha uma boa análise prévia das características da região e tome cuidado para não cair em fraudes imobiliárias.

Você decidiu investir em imóveis para aumentar seu patrimônio, mas não faz ideia por onde começar? Tudo bem, a Laurentiz Imóveis é especialista nessa área e teremos o prazer ajudá-lo!